sexta-feira, 10 de junho de 2011

A PALESTRA DE CARLOS BARCELOS DA MOL! ENGENHARIA.

Hoje pela manhã tivemos uma palestra muito bacana com o Carlos Barcelos da Mol ! Engenharia.
Carlos, um jovem engenheiro eletricista recém formado, compartilhou suas experiências e sonhos.


Aprendi muitas coisas. Principalmente que empreender é também sonhar.
Empreender para Barcelos, é modificar, com sua forma de agir qualquer área do conhecimento humano.

Para empreender você deve ter vontade de transformar e mudar as coisas, você deve acreditar em algo.


Carlos apresentou algumas ferramentas, vejam elas:
1. Conhecimento: Não somente o conhecimento técnico, mas conhecimento de vida. Saiba agregar conhecimento das pessoas mais experientes que estão à sua volta. Uma boa dose de leitura nos assunstos relacionados à administração de empresas também ajuda, principalmente se você, como eu é arquiteto.


2. Inspiração. Busque inspiração de alguma forma. Inspirar para mudar. Procure algo que possa te inspirar.  O que é que faz diferença para você?

3. Ideias. Todas as ideias são importantes. Registre todas elas. Ande com um caderninho de anotações. Uma ideia anotada hoje pode ser útil amanhã ou depois.

4. Parceiros. Procure pessoas que você confia para partilhar projetos. Parceiros são fundamentais na execução de qualquer projeto.

5. Mão na massa. Planeje, avalie e execute. Fazer um bom plano de negócios é indispensável para a realização de qualquer empreendimento.

Em seguida o Carlos Barcelos passou a descrever a experiência da MOL! Engenharia. Para melhor entendimento ele dividiu sua trajetória em experiências na universidade, quando foi presidente do Centro Acadêmico e participou de importantes projetos no curso de Engenharia Elétrica da UFG. Depois relatou suas experiências no estágio que fez em duas empresas a Volga Engenharia e a Ambev (onde teve oportunidade de vivenciar outras experiências na área da Engenharia de Produção. Ressaltou a importância de participar das entidades de classe, como a  Associação de Jovens empresários. Finalmente ele abriu sua gaveta de sonhos apresentando a G7, a AOWA e a MOL!


Obrigado Carlos pela excelente oportunidade de aprender.

Para baixar o arquivo com a palestra e o vídeos clique aqui.


Algumas sugestões de livros sobre empreendedorismo:
Empreendedores esquecidos - Fábio Zugman
O Segredo de Luiza - Fernando Dolabela

Os links são só sugestões, encontrei 'O Segredo de Luiza' disponível para dowload, mas não conferi a legalidade, portanto faça uma boa pesquisa antes de comprar os livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.