sexta-feira, 25 de abril de 2014

São Paulo: a cidade que nunca para de crescer, por Isabel M. Lyra.

Saiba como aproveitar melhor a maior cidade do Brasil, morando bem e com segurança.

Quem vive em São Paulo sabe das dores e amores queenvolvem morar no maior centro econômico do Brasil. Não há outra cidade igual: São Paulo oferece muitas vantagens para quem quer estudar, fazer negócios ou buscar uma ótima colocação profissional. Um exemplo disso é a procura de pessoas de outras regiões e até mesmo de outros países por um lugar na cidade que não para.



Verticalidade de São Paulo

Como não  mais espaço útil para crescer, a construção desordenada e tão necessária de edifícios faz com que São Paulo ofereça espaço verticalmente, com muitas opções de moradia e arquitetura. Mesmo com o caos da metrópole, é possível amar a arte expressa nos edifícios e metrôs paulistas – como mostra essa matéria do G1 -, suas praças, sua variedade e praticidade.

Até os amantes de São Paulo que querem procurar um canto aqui e moram longe demais para visitar casas têm opções: páginas online de busca de imóveis em SP – basta buscar no Google – facilitam a vida de quem quer migrar para esse microcosmo de oportunidades.

Todos os estilos e cores, tamanhos e formas compõem a sua arquitetura. Desta forma, São Paulo possui um verdadeiro acervo cultural ao ar livre. A cidade sempre guarda ótimas ofertas de imóveis para morar ou abrir um negócio. Não importa a necessidade ou desejo do novo morador, é sempre possível se adaptar à cidade em grande estilo, sem que para isso tenha que desembolsar uma fortuna.

Melhores lugares

Para aqueles que estão pensando em morar em São Paulo, mas conhecem pouco ou quase nada da cidade, é interessante avaliar a sua situação. Os moradores novatos, em sua maioria, gostam da região central, pela comodidade de se estar perto de tudo. Há diversos centros culturais, shoppings, mercados 24 horas, e muito mais. Para os universitários é uma região privilegiada.

Para aqueles que possuem condições financeiras bem boas, o Morumbi, o Itaim e o Brooklin são bairros perfeitos para se morar. Os bairros mais populares e baratos ficam na periferia, bem afastados do centro. As baladas e diversão ficam por conta da Vila Madalena (com arquitetura bem Pós-moderna e diversas expressões artísticas grafitadas), Bela Vista e Santa Cecília.

Enfim, o melhor lugar em São Paulo para morar e chamar de seu é aquele que tem mais a ver com o seu estilo de vida: você tem filhos ou dependentes? Gosta de sair para caminhar ou praticar exercícios? É estudante? Em que local você deseja trabalhar? Tudo isso dever ser considerado na escolha do imóvel ideal em São Paulo.


Fica a dica!

Se o seu amor pela cidade cresce a cada dia ou se não vê a hora de se mudar para a capital paulista, saiba que também existem regras de ouro para que você de adapte bem e não encontre problemas:

Esteja preparado para os gatos: Nem só de aluguel vive um paulistano, há também a conta de água, luz, IPTU, condomínio, internet, supermercado... a lista é grande (e cara) mas não tem como escapar, então tenha tudo isso na ponta do lápis antes de se aventurar por aqui. E se você for dos mais prevenidos (e cheios da grana), vale dar uma olhada em seguro residencial, para não ficar em apuros. Como explica essa página da Liberty Seguros, alguns planos cobrem emergências em casa, como cobertura provisória de telhados, chaveiro, eletricista e encanador.

Saia da zona de conforto: Faça amigos e saia do seu grupo habitual. Veja e seja visto. Faça novos contatos. Pessoas novas lhe trarão novas oportunidades e outras formas de conhecer a cidade – o site São Paulo para Iniciantes também é um bom ponto de partida.

Enfrente o trânsito: Não se irrite tanto com as horas que você perderá no trânsito. Isso irá acontecer de qualquer jeito. Tente utilizar transportes alternativos ao carro ou busque rotas menos movimentadas. Se não for possível, aproveite o tempo no trânsito de forma produtiva – ouvindo uma boa música, aprendendo um idioma com áudio específico ou planejando a sua agenda.

Pare de reclamar: São Paulo pode lhe oferecer diversas oportunidades. Mas todos sabem que a cidade é barulhenta, poluída, caótica e possui os seus problemas, como qualquer cidade do mundo. Não adianta ficar comparando São Paulo com outros lugares de modo saudosista. Morar em São Paulo é uma questão de escolhae, se isso foi que você escolheu, tente aproveitar o que a cidade tem de bom.

Isabel M. Lyra é estudante de jornalismo, bailarina e passista de escola de samba. 
Tem paixão por escrever e ama a Avenida Paulista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.