segunda-feira, 30 de junho de 2014

Mostra PHYSIS - Uma Homenagem à Akira Kurosawa, de Cristina Oldemburg.




Conceito provido pelos pré socráticos, Physis ou natureza poderia ser a complexa ordem do movimento das coisas. A mostra fotográfica da artista carioca Cristina Oldemburg apresentará 6 grandes formatos de fotografias impressas sobre papel e mais 3 pequenos formatos. A exposição contará com trilha sonora e projeção do filme Sonhos (1990), do cineasta japonês Akira Kurosawa, cujo roteiro se subdivide em 8 histórias mirabolantes que sintetizam o significado da physis. A artista comunga também com este universo quando bebe da fonte da natureza para demonstrar essa constante transformação da vida, do que está vivo e como se move ou morre para nascer novamente.








Há muito tempo sua pesquisa vem sendo as interferências do homem na natureza seja pelas margens do rio Araguaia, ou nos ambientes de mineração de ferro nos arredores das Minas Gerais e ainda nos garimpos d’ouro, em Goiás. No entanto, seu foco toma outra perspectiva. Uma mudança movimentara sua vida, seu olhar. A artista vive um momento de transformação! Depois de registrar as lamas vermelhas e envenenadas por metais pesados que invadem os solos férteis ou as erosões causadas pelo homem e sua fome de progresso, Cristina Oldemburg se entrega aos prazeres naturais de um lugar intocado pela fugacidade humana. Em Petrópolis ela respira o ar puro da mata selvagem e ainda virgem de poluição. Pesquisa os benefícios e os malefícios que a própria natureza impõe ao seu ecossistema. Como o fungo que se instala num bambu e ali reproduz algo vivo e inacreditavelmente belo, ou ainda as impressionantes bromélias agregadas aos caules das árvores centenárias da Mata Atlântica.

A mostra Physis é para ser vista, ouvida e sentida. Com certeza Cristina nos revela imagens de sonhos que nós, espectadores gostaremos ou gostaríamos de vivenciar.

Mostra PHYSIS 
UMA HOMENAGEM À AKIRA KUROSAWA, DE CRISTINA OLDEMBURG

Local: 

Potrich Galeria de Arte Contemporânea

Data de Abertura: 

09 de Julho de 2014 às 20h

Exposição: 

De 10 de Julho à 10 de Agosto. De terça à sexta das 10h às 18h. Aos sábados de 10h às 14h ou com hora marcada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.