sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Teto de shopping tem horta de mil m²




Eldorado produz 14 toneladas de adubo por mês com compostagem dos resíduos da praça de alimentação. Uma pequena ilha verde se destaca entre os prédios da Marginal Pinheiros, em São Paulo. Com 1 000 metros quadrados, a horta que fica no teto do Shopping Eldorado já deu cem berinjelas e inúmeros pés de alface, entre outras plantas.

Por trás do telhado verde está o projeto de compostagem que ocorre há um ano no local. As plantas crescem diretamente no composto orgânico produzido pelo shopping. São geradas quatorze tonelas de adubo por mês a partir dos restos das 10 mil refeições servidas por dia na praça de alimentação.

Com a compostagem e a reciclagem, o shopping recicla 25% das 300 toneladas de lixo mensais. Para realizar a compostagem, o Eldorado encomendou duas enzimas específicas para acelerar a decomposição adequada do seu lixo. Na natureza, isso levaria até 180 dias e, dessa forma, leva três horas, segundo o engenheiro agrônomo Rui Signori.

O projeto custa R$ 12.000,00 por mês. "Daqui cinco anos, vai ser praticamente inviável mandarmos lixo para o aterro devido às taxas. Quando o projeto ganhar corpo, teremos uma grande economia", prevê o técnico de operações Tiago de Lima Silva.

Até o fim do ano, Signori pretende cobrir todo o teto, que tem 9.800 metros quadrados. "Formando esse microclima, vamos chegar no segundo passo do projeto que é tentar diminuir em um grau a temperatura interna do shopping", afirma.

Via Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.