sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Drinkable Book - o livro que purifica água



A escassez de água é um problema mundial gravíssimo. Porém, utilizar uma fonte de água suja para atender necessidades básicas também é. Você sabia que aproximadamente 3 milhões e 400 mil pessoas morrem a cada ano por conta de doenças associadas ao consumo de água contaminada?

A ONG Water is Life sabia. Mas muitos dos atingidos por esse cenário, não. Nem sequer têm o conhecimento de que a água cheia de micróbios e toxinas que consomem é a causa de suas enfermidades. Para ajudar a resolver essas duas faltas, de água e informação, a ONG criou o Drinkable Book.

Como o nome já indica, é um livro que pode ser bebido. Desenvolvido em parceria com a Carnegie Mellon e a Universidade da Virginia, o livro traz orientações sobre saneamento, higiene e condições básicas para o consumo de água. E as próprias páginas servem de filtro para tratar as impurezas do líquido.

As folhas são revestidas com nanopartículas de prata, que ajudam a manter doenças como cólera, febre tifoide e E. coli à distância. Segundo os desenvolvedores da tecnologia, é possível ter uma redução de 99,9% nas bactérias depois que a água passa por elas. Cada página custa em torno de 10 centavos de dólar para ser produzida e é capaz de prover até 100 litros de água limpa. Como o livro inteiro tem 20 páginas, o abastecimento pode durar por vários meses.

Países como Haiti e Quênia já estão recebendo exemplares da obra, que vem acompanhada de um recipiente para ajudar na filtragem. E o que fica desse exemplo inovador é a certeza de que muitos problemas podem ser combatidos com boas ideias e iniciativa, mais do que com rios de dinheiro. Vale o Clique!

Via Hypeness

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.