quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Os palácios originais de Brasília, por Elcio Gomes





Em comemoração ao Dia do Arquiteto e Urbanista e ao aniversário de Oscar Niemeyer, a Câmara dos Deputados lançou em 2014 o livro “Os palácios originais de Brasília”, de autoria do arquiteto Elcio Gomes da Silva. Trata-se do resultado de sua tese de doutorado, em que o autor examinou cuidadosamente os primeiros palácios construídos para a inauguração da nova capital federal na década de 1960.

Motivada pela necessidade de preservação do patrimônio, a tarefa teve por base o estudo dos registros de arquitetura e de engenharia estrutural da época para identificar nas obras construídas o conjunto de valores declarados pelos autores de projetos.

O livro descreve, ao longo de mais de 400 páginas, o processo de concepção e construção dos Palácios da Alvorada, do Congresso Nacional, do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, acompanhados de um rico conjunto de fotografias de maquetes e desenhos originais de Oscar Niemeyer e Joaquim Cardozo, produzidos entre 1956 e 1960, além de desenhos elaborados especialmente para o livro. Mais detalhes, Confira!

Via ArchDaily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.