terça-feira, 5 de abril de 2016

Deriva do Bem 2016






Museu de arte de Goiânia
Numa tentativa de resgate da história do local, descobriu-se que o edifício, hoje destinado ao Museu de Arte de Goiânia e localizado no interior do Bosque dos Buritis, foi construído inicialmente para receber o Hospital dos Funcionários, nunca implantado. Nos anos 1970, então, foi instalada a sede da Superintendência das Obras de Pavimentação Asfáltica da Capital (PAVICAP) no local.





Somente na década de 1980 o edifício passa por algumas reformas e destina-se ao uso cultural que abriga até hoje, com o Museu de Arte de Goiânia (MAG) e o Centro Livre de Artes (CLA). Atualmente, o espaço é inadequado para as atividades que oferecem, o MAG possui um acervo imenso e riquíssimo, no entanto, seu espaço é insuficiente para abrigar as obras da forma devida.

O CLA enfrenta os mesmos problemas, já que possui um grande números de alunos, e seu espaço é limitado. O tombamento do Bosque dos Buritis, em 1994, inviabilozou a ocupação de áreas do local com o objetivo de preservar a vegetação, o resultado disso é um impasse entre adequar a edificação e preservar a área verde.

Foto: Christiane de Holanda - Deriva do Bem 2013. 
Texto: Ana Flávia R. Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.