quinta-feira, 7 de abril de 2016

Resultado do Concurso 014 - Bicicletário do Recife. Projetar.org.

O Concurso 014 da Projetar.org contou com 106 projetos entregues de equipes compostas de participantes de diversos estados brasileiros. No portal Projetar.org estão disponíveis na íntegra as propostas de todos os grupos que enviaram seus projetos.

O concurso 014 propôs aos estudantes projetarem um Bicicletário, em local próximo à Estação Central do Recife/PE. Assim, buscando proporcionar melhor infraestrutura para o transporte de bicicletas na cidade do Recife, assim como pensar no transporte público intermodal.

Integraram o júri o arquiteto e urbanista Caio Smolarek Dias, idealizador da plataforma Projetar.org, o arquiteto e urbanista Múcio Cesar de Juca Vasconcellos mestre em Desenvolvimento Urbano, e a arquiteta e urbanista Patrícia Quintella, sócia fundadora da empresa Reciclo Bikes, no Recife, especializada na transformação, reforma e reciclagem de bicicletas urbanas.

Segundo o Júri, merece destaque a preocupação com a praça Visconde de Mauá e seu entorno imediato, além da preocupação de que este espaço seja usado não somente pelos utilizadores do bicicletário como a população em geral.

Em relação aos projetos premiados, o primeiro colocado foi o grupo +B1K3S, composto pelos alunos Lucas de Menezes Pereira, Ruan Henrique Lima de Araújo, Leonardo Fernandes Dias e Jose Daniel Calderon Altamirano da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - /RN. Segundo os jurados, se trata de uma proposta muito interessante pela sua facilidade de acesso e pela sua proposta modular, possibilitando que o módulo bicicletário possa ser utilizado também como outros equipamentos urbanos. Merece destaque também a implantação da proposta e o fato de que não possui fachada de "fundos", aberta para a cidade de forma plena.






Quanto ao segundo colocado, a equipe AJLM composta por Leonardo Gabriel Grogg, Joana Fraga Alemar de Souza e Michele Meneses de Amorim da Universidade Federal da Bahia - UFBA - /BA, os jurados destacam sua flexibilidade de uso, pois além de ser um sistema modular também permita que seja rotacionado de acordo com o local onde inserido.












O terceiro colocado, chamado Curvas de Nível, foi formado por João Paulo de Sousa Vicente e Vinícius Souza Valadão da Universidade Anhembi Morumbi - UAM - São Paulo/SP . Os jurados destacam seu respeito para com o entorno, com a decisão de afundar a o programa de necessidades, e também sua comunicação visual, muito bem enraizada na cultura do Recife.












Como menções honrosas foi indicado o grupo X+Y, formado por Manoel Belisario Bezerra Viana da Universidad de Valladolid. Os jurados ressaltam que a proposta, também modular, possui grande apelo ambiental e de conforto térmico. Sua fachada minimalista também permite que o bicicletário transcenda o terreno em questão e possa ser utilizado em outros pontos da cidade.













Também conquistou menção honrosa e o grupo FIETSEN, composto por Maiara Camilotti e Pedro Magalhaes da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Belo Horizonte/MG. Os jurados ressaltam o sistema de fixação das bicicletas, que também se transforma em mobiliário urbano. Merece destaque a proposta de utilização do antigo paisagismo da praça como geometria da proposta.















O Portal Projetar.org realiza concursos de ideias para estudantes de arquitetura com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento, formação e divulgação de um portfólio consistente. O processo é totalmente online, e os prêmios incluem dinheiro e publicação dos projetos em sites e blogs de alcance nacional.

O concurso de arquitetura 015 já está com suas inscrições abertas. A proposta é que os estudantes projetem um novo pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.