segunda-feira, 27 de junho de 2016

Palestra _ Infraestrutura Verde Urbana: planejamento sustentabilidade e resiliência do ambiente urbano.







A infraestrutura verde urbana pode ser encontrada em parques, praças, calçadas, jardins frontais ou no interior do lote, nas fachadas dos edifícios, como os jardins verticais, e ainda, jardins no telhado. Esses elementos verdes são capazes de adaptar o clima da cidade às mudanças climáticas, reduzir o efeito negativo das Ilhas de calor, melhorar o microclima local, deixar os ambientes internos e externos mais confortáveis, e ainda recuperar do ciclo hidrológico nas cidades a partir da permeabilidade da água da chuva no solo, e preservar a biodiversidade da fauna e flora. O verde na paisagem urbana é capaz de trazer mais qualidade de vida as pessoas e consequentemente, influenciar no habito de vida delas.






Foram realizadas várias pesquisas de campo em diversas cidades como São Paulo, Santos, Campinas - Brasil -  e Mendoza - Argentina -  para quantificar os benefícios térmicos no conforto em ambientes internos e externos, bem como verificar o hábito de vida das pessoas. Verificou-se que a promoção da ventilação urbana e sombra no meio urbano melhora o conforto térmico e reduz o efeito negativo das ilhas de calor. Esse estudo possibilitou o desenvolvimento diretrizes urbanas baseados no bioclima térmico que podem ser aplicadas no desenvolvimento do plano diretor das cidades.

Algumas dessas políticas urbanas já estão sendo discutidas e aplicadas na cidade de São Paulo visando garantir a sustentabilidade no meio urbano.

SOBRE O PALESTRANTE:
Drª. Loyde Vieira de Abreu Harbich
Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Go (2004), Especialização em Eng. Seg. no Trabalho (UFG) (2005), Mestrado em Eng. Civil (FEC-Unicamp) em  2008 e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (FEC-Unicamp), com período sanduíche na renomada Universidade de Freiburg em 2012.


Em 2013 realizou o Pós-Doc na Universidade de Freiburg sob orientação do Prof. Dr. Andreas Matzarakis. Atualmente é pesquisadora pós-doc do programa de pós-graduação GECON da Escola de Engenharia Civil da UFG, onde desenvolve pesquisa sobre a influência do clima urbano de Goiânia na eficiência energética do ambiente construído. Também, desenvolve pesquisa como colaboradora na FEC-UNICAMP e FAU-Universidade Presbiteriana Mackenzie sobre a influência de jardins verticais no conforto térmico e sustentabilidade em áreas adensadas na cidade de São Paulo. Área de atuação: Tecnologia da Arquitetura. Tem experiência em Conforto Ambiental, eficiência energética e sustentabilidade, especialmente em: influência de elementos arquitetônicos (altura dos edifícios, materialidade, vegetação arbórea, permeabilidade do solo, rugosidade, etc) que colaboram para as mudanças do clima urbano e estratégias para melhoria do microclima urbano.
Entre 2011 e 2013, participou de um projeto de pesquisa Bilateral (FEC-UNICAMP e UNI-Freiburg) com o professor Andreas Matzarakis, intitulado “Bioclima Térmico em diferentes configurações típicas urbanas. O caso do Brasil e da Alemanha”. Dentro deste projeto foram feitas várias análises de bioclima térmico, como análise de campo em 3 cidades no estado de São Paulo (Campinas, São Paulo e Santos), gerando 3 importantes publicações em periódicos especializados:

 1. ABREU-HARBICH, L. V.; LABAKI, L. C. ; MATZARAKIS, A. . Effect of tree planting design and tree species on human thermal comfort in the tropics. Landscape and Urban Planning, v. 1, p. 111-131, 2015.

2.   ABREU-HARBICH, L. V.; LABAKI, LUCILA C. ; MATZARAKIS, ANDREAS . Thermal bioclimate in idealized urban street canyons in Campinas, Brazil. Theoretical and Applied Climatology, v. 115, p. 333-340, 2014.

3. ABREU-HARBICH, L. V.;LABAKI, LUCILA C. ; MATZARAKIS, ANDREAS . Thermal bioclimate as a factor in urban and architectural planning in tropical climates-The case of Campinas, Brazil. Urban Ecosystemshttps://ci4.googleusercontent.com/proxy/3WaDj9zbWOS9c7OA7UKoM4qRObBB3ye6vvV3yNcH_cv0xwiHBmF9rOQjZn-S21EIp0VFqs8LmqFaMAhXUiYoE70P8llufWRa0Z3qvtbxj--eC1iPbyFc=s0-d-e1-ft#http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/jcr.gif, v. 16, p. 397-674, 2014.

EVENTO:
Ciclo de Pensares: Pensando o Projeto, Pensando a Cidade

ORGANIZAÇÃO:
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu  Projeto e Cidade FAV/UFG  

PALESTRANTE: Drª. Loyde Vieira de Abreu Harbich
INSTITUIÇÃO DE ORIGEM: PD-ECC/Universidade Federal de Goiás

DATA: 01/07/2016
HORÁRIO: 14H00 às 16h30
LOCAL: Auditório da Faculdade de Artes Visuais, Campus Samambaia/ UFG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.