domingo, 17 de julho de 2016

Um trailer inovador feito com impressão 3D

 O Departamento de Energia dos EUA e o Laboratório Nacional de Oak Ridge apresentaram ao mundo um surpreendente edifício construído com impressão 3D. O projeto é de autoria do escritório Skidmore, Owings & Merrill LLP (SOM) em colaboração com pesquisadores da Oak Ridge.

Uma das grandes revoluções presentes é o fato da estrutura, intitulada Additive Manufacturing Integrated Energy, ou simplesmente AMIE, ser alimentada por um veículo também feito com impressão 3D, desenvolvido pela Oak Ridge. A construção móvel é capaz de produzir e armazenar energia renovável e, como se não bastasse isso, a transmissão energética se dá de modo wireless, sem o uso de fiações e conectores entre o carro e a casa, que tem 11,5 x 3,7 x 4 m.

O projeto resulta de pesquisas pioneiras por estratégias inovadoras para alcançar um equilíbrio sustentável entre o rápido crescimento das cidades, suas demandas de energia e o meio ambiente. O projeto propõe uma nova forma de viver em sociedade, desligada das tradicionais redes de transmissão de energia elétrica e livre também de outras fontes não renováveis de energia.

No âmbito arquitetônico, o AMIE explora o potencial de um sistema de painéis feitos com impressão 3D para condensar as muitas funções de um sistema construtivo convencional. A carapaça integrada acumula funções estruturais, de isolamento de vento e umidade e de vedação. O projeto pode abrir caminho para um mundo onde a construção gera lixo zero e é feita com materiais e edifícios que podem ser triturados e reimpressos diversas vezes.

Mais detalhes, Vale o Clique!

Via Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.