segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Concurso - Abrigo de Emergência [Projetar.Org]













De acordo com o National Geographic, desde que as medições climáticas foram iniciadas em 1850, a primeira década do século XXI foi a mais quente da história. O aumento sem precedentes da temperatura global teve como consequência a maior incidência de eventos climáticos extremos em todo o mundo. Para efeito de comparação, na década entre 2001 e 2010 a quantidade de eventos climáticos extremos no Brasil foi 268% maior que entre 1991 e 2000.

Eventos como queimadas, deslizamentos, vendavais e, principalmente, inundações, são responsáveis por milhares de mortes anualmente, além de forçar os residentes das áreas afetadas a se retirarem sem data prevista de retorno. Os chamados campos de abrigo se transformam em cidades por anos até que as pessoas afetadas possam retornar aos seus locais de moradia.

Organizações mundiais como a Agência para Refugiados das Nações Unidas estão preocupados em auxiliar arquitetos e empresas a projetar melhores abrigos de emergência. As preocupações mais recorrentes são gerar conforto para os usuários, assim como pensar em elementos que possam ser modularizados, para facilitar a produção e montagem, que muitas vezes é feita por pessoas que não possuem treinamento adequado.

Para que estas cidades temporárias possam ser utilizadas, diferentes tipos de estruturas devem ser desenvolvidas. Uma mesma estrutura necessita ter diferentes usos como moradia, refeitório, capela, escritórios, dentre outros.

Assim, a proposta do concurso 018 da Projetar.org é que os acadêmicos projetem um abrigo temporário que possa ser utilizado no auxílio de vítimas em casos de emergências como desastres naturais.

A consulta ao edital e início das Inscrições começam dia 22/08. Vale o Clique!

Via Projetar.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.