sábado, 27 de agosto de 2016

Unesco inclui 17 obras de Le Corbusier como Patrimônio Mundial

Além de reconhecer o Conjunto Moderno da Pampulha como Patrimônio Mundial da Humanidade, no último dia 17 de Julho, em Istambul, na Turquia, a Unesco consagrou com a mesma honraria nada menos que 17 edifícios projetados pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier em sete países.

Entre as obras estão a Maison Guiette, na Antuérpia (Bélgica); o Museu Nacional para Arte Ocidental, em Tóquio (Japão); a Capela de Ronchamp, em Haute-Saone, e a Villa Savoye, em Paris (ambas na França). A lista inclui ainda edificações construídas na Suíça, Argentina, Alemanha e Índia.

A instituição considera que o trabalho de Le Corbusier “é um testemunho para a invenção de uma nova linguagem arquitetônica que fez uma ruptura com o passado”. E complementa ao citar que os projetos reconhecidos pelas soluções do movimento modernista também atestam a internacionalização da prática arquitetônica em todo o planeta.

Em nota divulgada pelo governo suíço, as nomeações abrem a possibilidade de mais financiamento para a conservação dos locais. "O trabalho de Le Corbusier é uma contribuição central para a arquitetura moderna", disse em comunicado. As propriedades "incorporam as excepcionais respostas arquitetônicas e construtivas aos desafios sociais do século 20", acrescentou.

Para a Fundação Le Corbusier, a preservação do patrimônio moderno – em especial o legado do arquiteto franco-suíço – é um compromisso de longo prazo. “A inscrição das 17 obras de Le Corbusier na lista de Patrimônio Mundial nos incentiva a continuar nossos esforços em manter vivo este patrimônio e transmitir às gerações futuras”, informa.

Considerado o pai do movimento modernista e percussor da teoria dos cinco pontos da nova arquitetura, Charles-Edouard Jeanneret nasceu na cidade de La Chaux-de-Fonds, na Suíça, em 1887. Ele adotou o apelido Le Corbusier em 1920, vindo de seu avô paterno, Lecorbesier. Tornou-se cidadão francês em 1930 e morreu em 1965, aos 78 anos.

Para conferir a lista completa dos 17 edifícios declarados Patrimônio Mundial da Humanidade, Vale o Clique!

Via Arqbacana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.