sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Paulo Mendes da Rocha recebe Medalha de Ouro RIBA





O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou o arquiteto Paulo Mendes da Rocha como vencedor da Medalha de Ouro 2017. A honraria é a terceira recebida pelo arquiteto neste bem sucedido ano, em que foi condecorado com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza pelo conjunto de sua obra e contemplado com o Prêmio Imperial de Artes 2016.

O instituto considera o trabalho do arquiteto brasileiro e suas obras, de essência brutalista, uma contribuição para o avanço da arquitetura. "A obra de Paulo Mendes da Rocha é altamente incomum em comparação com a maioria dos arquitetos mais famosos do mundo", disse a presidente do RIBA, Jane Duncan, complementando que “ele é um arquiteto de classe mundial e uma verdadeira lenda viva".

Aos 87 anos, o arquiteto se tornou o segundo brasileiro a receber a Medalha de Ouro RIBA, após Oscar Niemeyer tê-la recebido em 1998. Mendes da Rocha agora integra um seleto grupo de arquitetos que inclui Zaha Hadid (2016) - a primeira mulher a receber a condecoração -, Frank Gehry (2000), Norman Foster (1983) e Frank Lloyd Wright (1941), e outros.

Paulo Mendes da Rocha também já foi agraciado com o Pritzker em 2006 e com o Mies van der Rohe por seu projeto na Pinacoteca de São Paulo em 2000.

Via ArcoWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.