sábado, 15 de outubro de 2016

Project Ara, o smartphone em módulos da Google



Project Ara é o nome do novo projeto do Google – um smartphone modular, que contém toda a funcionalidade de um telefone tradicional, com o benefício de seis slots que podem ser trocados facilmente. Isso quer dizer que o usuário pode brincar de Cubo de Rubik com o celular – um jeito divertido e super personalizado de produzir um smarpthone.

Além do design inovador, a grande vantagem fica na função: o Ara segue o conceito dos desktops, por meio do qual é possível substituir partes do hardware conforme a necessidade. A chave para toda essa proposta meio Lego é o Greybus, um novo software compatível com o Android. Essa tecnologia permite conexão instantânea, eficiência de bateria e taxas de transferência de dados que podem chegar até 11.9 gbps.

Cada módulo do ara contém a CPU, GPU, antenas, sensores bateria e display, liberando mais espaço para o hardware em cada um dos nichos. O Google está procurando profissionais para criar os módulos (interessados podem saber mais aqui) a fim de desenvolver uma tecnologia que promete impactar o mercado dos smartphones – e convenhamos que isso já não acontece faz um bom tempo. Um dos módulos inclui uma espécie de tripé para fotografias.

A história do Project Ara é antiga – tudo começou com os Phoneblocks do designer Dave Hakkens, que foram feitos para a Motorola. A empresa foi a primeira a implementar a ideia, até que foi comprada pelo Google recentemente. A gigante da tecnologia comprou a ideia, e começou a trabalhar a fundo no desenvolvimento do projeto.

O Google anunciou que algumas versões para desenvolvedores já serão produzidas em 2016, com planos para chegar ao mercado de vez em 2017.

Vale o Clique!

Via Canhotices

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.