terça-feira, 27 de junho de 2017

27 Obras de Oscar Niemeyer são declaradas patrimônio histórico nacional

No ultimo dia 7 de junho, o Ministério da Cultura determinou o tombamento de 27 obras públicas projetadas por Oscar Niemeyer. Entraram para a lista de patrimônio histórico brasileiro o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal, o Itamaraty, o Congresso Nacional, o Museu de Arte Contemporânea em Niterói, o Conjunto do Parque Ibirapuera em São Paulo, a Casa de Chá em Belo Horizonte e o Sambódromo do Rio de Janeiro. A partir de agora a preservação de todos estes edifícios passa a ser responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em julho do ano passado, outras obras de Niemeyer do Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, viraram Patrimônio Cultural da Humanidade e passaram a ser protegidos pela Organização das Nações Unidas. Tal conjunto é formado pelos edifícios e jardins do Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), da Casa do Baile, do Iate Golfe Clube, da Igreja de S. Francisco de Assis, o espelho d´água e a orla da Lagoa no trecho que os articula.

A decisão do Ministério da Cultura reforça a importância de Oscar Niemeyer para a arquitetura brasileira e mundial. “É o arquiteto que construiu a obra mais diversa em toda a história da civilização humana, com sua presença inscrita em todos os continentes”, comentou Cláudio Queiroz, professor da UnB e parceiro de Nimeyer em alguns projetos.

Veja, a seguir, a lista completa das 27 obras de Niemeyer que fora tombadas pelo Ministério da Cultura:

Praça dos Três Poderes
Congresso Nacional
Conjunto do Palácio da Alvorada
Palácio do Planalto
Supremo Tribunal Federal
Ministérios e anexos
Quartel General do Exército
Palácio Jaburu
Palácio da Justiça
Palácio Itamaraty e anexos
Museu da Cidade
Espaço Lúcio Costa
Panteão da Liberdade e Democracia
Teatro Nacional
Memorial JK
Memorial dos Povos Indígenas
Conjunto Cultural Funarte
Espaço Oscar Niemeyer
Conjunto Cultural da República
Edifício do Touring Club do Brasil
Casa de Chá
Pombal
Capela Nossa Senhora de Fátima
Casa das Canoas (Rio de Janeiro)
Conjunto da Passarela do Samba (Sambódromo da Marques de Sapucaí)
Museu de Arte Contemporânea – MAC (Niterói)
Conjuntos do Parque do Ibirapuera (São Paulo), especificamente: a Grande Marquise, o Palácio das Nações (Pavilhão Manoel da Nóbrega), o Palácio dos Estados (Pavilhão Francisco Matarazzo Sobrinho), o Palácio das Indústrias (Pavilhão Armando de Arruda Pereira), o Palácio de Exposições ou das Artes (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, também conhecido como “Oca”) e o Palácio da Agricultura.

Via ArchDaily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.