quinta-feira, 22 de junho de 2017

Arquiteto processa o escritório SOM por plágio

O arquiteto Jeehoon Park entrou com um processo contra o escritório Skidmore, Owings & Merrill (SOM), afirmando que o projeto do One World Trade Center em Nova Iorque foi roubado de um projeto que ele desenvolveu como estudante de pós-graduação no Illinois Institute of Technology em 1999.

O processo diz que o One World Trade, de 104 andares, tem uma "semelhança impressionante" com sua torre Cityfront '99 de 122 andares, que também contava com uma fachada de vidro de triângulos invertidos.

Park, que agora é presidente da Qube Architecture LLC em Suwanee, está exigindo indenização por danos não especificados, incluindo um suposto dano à sua empresa, e os créditos pelo projeto do edifício.

De acordo com o arquiteto, alguém do escritório SOM poderia ter visto a tese de pós-graduação quando ela foi exibida no saguão da universidade, ou através de seu então orientador, que agora trabalha para a empresa. Park também disse que o Cityfront '99 foi apresentado em uma cena do filme A Casa do Lago, de 2006, estrelado por Keanu Reeves e Sandra Bullock, que também incluiu uma cena no saguão de um edifício em Chicago onde o SOM tinha um escritório.

Entre os outros acusados no caso estão entidades que participaram do projeto administradas pela Autoridade Portuária de Nova Iorque e Nova Jersey, incorporadoras e a empreiteira Tishman Construction Co.

"Ele só quer ser tratado de forma justa", disse Dan Kent, advogado de Park.

"Nosso cliente francamente não sabia quais eram seus direitos legais até que ele veio até nós", acrescentou Kent. "Nós acreditamos que estamos dentro de qualquer estatuto de limitação, e que ilícita é a conduta atual."

Via ArchDaily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.