quinta-feira, 8 de junho de 2017

Viaduto abandonado virou parque elevado na Coreia








A solução para certas áreas abandonadas de uma cidade grande pode estar em um gesto simples e natural: devolver a ela sua verdadeira natureza; trazer o verde de volta à cidade. O exemplo do parque High Line, em Nova Iorque – que transformou um elevado abandonado por onde passava um trilho de trem em um parque elevado, coberto de verde, com gramados e flores – vem sendo seguido, e um elevado abandonado em Seul, capital da Coréia do Sul, também foi transformado em parque.

Na versão coreana, o elevado agora conta com iluminação noturna, bancos e 24 mil plantas de 228 espécies. Para a empresa holandesa que projetou o local, o projeto foi de transformar o elevado em uma espécie de “dicionário vivo de plantas”, concentrando no centro da cidade uma diversidade das plantas que fazem parte do patrimônio natural do país.

Junto do verde, o viaduto também traz galerias, casas de chá, teatro e restaurantes, transformando um espaço antes abandonado em um local vivo e excitante, a ser novamente ocupado pelos moradores da cidade.

Não é difícil encontrar em nossas grandes cidades locais que merecem tal tipo de transformação – devolvendo assim a melhor vocação que um lugar pode possuir: o de ser frequentado, pela natureza, pelo convívio entre pessoas, pelo prazer de se estar lá. Vale o Clique!

Via Hypeness



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.