terça-feira, 11 de julho de 2017

Fundação Norman Foster recebe carro de Le Corbusier




No início do mês de junho, a Fundação Norman Foster abriu suas portas no centro de Madri. Localizada em um antigo palácio residencial que passou por extensas obras de renovação, a Fundação também conta um um novo pavilhão contemporâneo. Abrigando um tesouro da coleção pessoal de Lord Foster, a estrutura - que tem a forma de asa de uma aeronave - também exibe um Avions Voisin C7 recentemente restaurado de 1927, originalmente de propriedade de Le Corbusier.

O pavilhão se localiza entre o palácio e um edifício adjacente. Com uma parte da fachada abrindo para um pátio sombreado, a intenção é que o pavilhão, além de receber exposições, também seja o local de debates, grupos de discussão e outros eventos.

O edifício está repleto por uma "seleção eclética" de objetos, modelos, fotografia e escultura dos mundos da arte, arquitetura e design. Estes incluem uma série de inspirações formais de Lord Foster: aeronaves, carros e locomotivas. A exibição também reconhece a importância de outros arquitetos, engenheiros e mentores do passado e do presente que influenciaram a prática de Foster.

O Avions Voisin C7 foi avançado por seu tempo, empregando tecnologia da aviação lançada pela Voisin para suas aeronaves. Devido ao uso extensivo de vidro, que se refletia na nova arquitetura de sua época, o automóvel foi chamado de Lumineuse. Gabriel Voisin, que era patrono de Le Corbusier, teve seu nome emprestado pelo arquiteto para sua radical proposta para Paris: Le Plan Voisin.

Via ArchDaily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.