segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Design - Uno ganha versão para daltônicos

Na roda de cores, verde e vermelho são complementares ou opostas, mas aos olhos de uma pessoa daltônica representam a mesma cor.

O Uno, jogo de cartas que é praticado a partir da combinação de cores e números de suas cartas, ganhou uma versão dedicada às pessoas daltônicas, com cartas marcadas com o selo iconográfico do código de cores universal para daltônicos, ou ColorADD.

O sinal pode ser visto próximo aos números das cartas. As cores vermelho, azul e amarelo possuem cada qual um símbolo diferente, que misturados, representam uma nova cor. Ou seja, a partir da combinação entre o traço do cartão amarelo e o triângulo do azul, temos um símbolo formado pela junção dos dois no cartão da cor verde, por exemplo. Ou seja, as cores não são apenas rotuladas pelos sinais, mas também recriadas por meio de suas combinações (o ícone do verde sendo igual a uma junção dos ícones do amarelo e do azul), o que ajuda uma pessoa daltônica a guardar qual cor é qual.

A Mattel, empresa detentora dos direitos do produto, aposta na inclusão como um dos principais conceitos do jogo, que possui um design facilmente reconhecido e preços acessíveis no mercado. Não é à toa que é o jogo de cartas preferido em todo o mundo, além de ser o quarto brinquedo mais popular entre os demais. Faltava resolver o problema das cores para que uma de suas palavras-chaves mais centrais fizesse jus à marca.

Antes da solução, a Mattel pensou em mudar as cores das cartas, mas os designers se viram diante de outras combinações de cores que também causam problemas para algumas pessoas, como as cores amarelo e azul, indistinguíveis em casos raros de daltonismo, mas que existem. Logo, a solução foi manter as cores que possuem a maior porcentagem de daltônicos, e agora serão contempladas com uma versão especialmente feita para elas.

Via B9 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.