quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Apostila Intuitiva de Pigmentos Naturais, por Jhon Bermond

A maior parte das tintas que conhecemos hoje são repletas de químicos, mas isso nem sempre foi assim. A primeira tinta feita apenas com compostos manipulados em laboratório só surgiu em 1856. Antes disso, todas eram feitas de maneira natural, como conta uma cartilha gratuita disponibilizada pelo artista capixaba Jhon Bermond.

O documento de 12 páginas intitulado Apostila Intuitiva de Pigmentos Naturais foi disponibilizado online e gratuitamente. Além de traçar um breve histórico do surgimento destes pigmentos – que começaram com as pinturas rupestres – a cartilha também dá dicas para que qualquer pessoa possa criar suas próprias tintas.

Jhon explica que são necessários dois elementos para elaborar uma tinta: o pigmento (que dá coloração) e o aglutinante (que faz a tinta aderir a uma superfície). Enquanto os pigmentos podem ser obtidos de folhas, frutos, raízes, pétalas e outros elementos naturais, os aglutinantes também existem na natureza, como ovos, suco de alho, baba da babosa, entre outros.

Entre os tipos de processos que podem ser usados para criar as tintas estão o cozimento, em que a matéria prima é cozida com água até soltar sua cor; a maceração, em que ela fica de molho na água por 12 horas; infusão no álcool, entre outras. O documento ainda lista qual o processo e material indicados para obter cada cor. De posse dessas informações, o manual pretende ser, como o próprio nome sugere, um passo a passo intuitivo, servindo como ponto de partida para novas criações. Vale o Clique!

Via Hypeness

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.