sábado, 2 de dezembro de 2017

As primeiras imagens do novo Tribunal de Paris, de Renzo Piano

As primeiras imagens do novo Tribunal de Paris, na França, acabam de ser reveladas pelo fotógrafo Sergio Graza. Com assinatura do arquiteto italiano Renzo Piano, o projeto reunirá todas as instalações jurídicas da cidade (que atualmente estão dispersas em torno da capital) em um único edifício. Localizado na região de Clichy-Batignolles, ao norte de Paris, ele será o maior complexo de tribunais da Europa.

Com 160 metros de altura, o edifício do novo Palácio da Justiça parisiense compreende volumes empilhados e revestidos com vidro. As construções começaram há sete anos e o projeto está previsto para ser inaugurado já no primeiro semestre de 2018. Ao criar a estrutura, Renzo Piano e sua equipe buscaram reduzir a escala aparente do edifício, dividindo-o em quatro volumes de tamanho decrescente.

Os blocos empilhados resultam em grandes terraços, que juntos ocupam cerca de um hectare do terreno. As áreas foram transformadas em jardins e espaços de convivência, que têm como plano de fundo o incrível skyline de Paris. Cada unidade conta com aproximadamente 10 andares e abriga escritórios e salas de reuniões dos magistrados, do Ministério Público e dos juízes.

Do ponto de vista ambiental, o projeto emprega uma série de estratégias, incluindo o uso da ventilação natural, a incorporação de painéis fotovoltaicos na fachada e a coleta de águas pluviais.

Via Casa Cláudia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.