segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Conjunto residencial chinês imita formas das montanhas

O escritório MAD projetou, na província chinesa de Anhui, um conjunto de torres residenciais com formas que se adaptam aos contornos das montanhas ao redor, da serra de Huangshan, na beira do Lago Taiping. São dez prédios que simulam o formato de uma montanha, com base maior e cume menor.

O projeto faz parte de um plano para melhorar a região do Lago Taiping, em Huangshan, um popular destino turístico do país.

O design baseia-se na ideia da cidade de Shanshui, um conceito arquitetônico criado pelo fundador da MAD, Ma Yansong, que se inspira em pinturas de paisagens chinesas. Ele visa ajudar os habitantes a se reconectarem com o ambiente natural. “A impressão que temos do Lago Taiping em Huangshan é vaga: cada visita a este lugar produz diferentes pontos de vista e impressões”, disse Ma ao Dezeen.

Com o projeto, o arquiteto pretende que os moradores não apenas admirem o cenário natural, mas se sintam como parte dele. “Ao observarem a si mesmos, talvez cada um possa perceber um eu diferente do que o que vêem na cidade”, complementou.

Varandas onduladas cercam cada andar rodeado por vidros. As formas sinuosas fazem com que não haja dois apartamentos iguais. Cada edifício tem uma altura e um formato diferente e foram concebidos respeitando os níveis das montanhas. Eles são ligados por caminhos que se estendem pela floresta.






Via Casa Cláudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.