terça-feira, 12 de dezembro de 2017

França terá placas solares em mil quilômetros de ruas



O governo francês anunciou a construção de MIL quilômetros de “ruas” feitas a partir de placas solares, nos próximos cinco anos.

A medida — chamada de Positive Energy (ou Energia Positiva em tradução livre) — será financiada por impostos embutidos em combustíveis fósseis e terá potencial para abastecer cinco milhões de pessoas (o equivalente a aproximadamente 8% da população do país). A tecnologia utilizada foi elaborada pela Wattway, uma startup francesa.

O material desenvolvido pela empresa levou cinco anos de muito estudo e dedicação para sair do papel e pode ser colocado em cima da pavimentação existente. Apesar de apenas sete milímetros de espessura, os painéis aguentam qualquer tipo de tráfego — inclusive um caminhão de 6 eixos —, além de promover tração para evitar deslizes. Entretanto, a empresa pede para os motoristas redobrarem o cuidado (afinal, substituir um painel solar não é tão barato quanto tapar um buraco de asfalto).

O local exato do investimento ainda não foi revelado. Espera-se arrecadar 200 a 300 milhões de euros durante esses cinco anos, apenas com os impostos sobre combustíveis fósseis, para financiar o projeto.

Esta não é a primeira iniciativa para energizar as ruas. Na Holanda, já existe uma ciclovia de painéis fotovoltaicos e na Coréia do Sul, 32 km de ciclovias são cobertos pelo mesmo material. Mas se o plano da França der certo, será o maior do mundo. Vale o Clique!

Via The Greenest Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.