quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

A casa camuflada na floresta mexicana

A arquiteta mexicana Tatiana Bilbao usou vidro espelhado, juntamente com terra batida e tijolos de argila, para criar uma casa de férias que se mistura à natureza do lugar onde foi construída na cidade de Monterrey, maior cidade do estado mexicano de Nuevo León.

Batizada de Los Terrenos, a habitação compreende dois ambientes completos aninhados dentro de uma paisagem de flora nativa, com pavimentos em terracota e paredes de pedra. Um terceiro ambiente está planejado para a casa, que irá ultrapassar a copa das árvores.

O maior dos dois ambientes é plano retangular e é coberto com um telhado assimétrico. As fachadas são revestidas de vidro espelhado, permitindo que a habitação se misture com o terreno verdejante.

O edifício contém uma cozinha, sala de jantar e sala de estar pouco mobilados. As portas abertas proporcionam uma conexão perfeita entre a área social e um terraço com sombra.

Do chão ao teto estende-se uma tela de cerâmica em um padrão de chevron que a equipe chama de rede. Isso foi usado de várias maneiras ao longo do projeto.

“A rede foi projetada para se adaptar de acordo com diferentes conexões espaciais e possibilidades estruturais”, afirmou o estúdio. “Funciona como um piso sólido e permeável, uma partição de tela, uma parede estrutural e uma parede semiaberta que permite ventilação e luz solar para banhar os espaços interiores”.

A segunda estrutura, que é em forma de L em plano, contém dois quartos orientados em diferentes direções. Em vez de manter o nível do chão, a equipe inseriu plataformas e escadas de madeira para criar uma topografia escalonada dentro dos quartos. As inserções também servem como áreas de armazenamento.

As paredes dos quartos de dormir são feitas de terra batida e tijolos de barro. Em um lado de cada quarto, uma partição de vidro retrátil permite que o espaço interior seja aberto ao ar livre.

Tatiana Bilbao completou vários edifícios distintivos no México desde que fundou seu estúdio em 2004. Projetos anteriores incluem um protótipo de construção flexível para enfrentar a falta de habitação do México e uma instalação de biotecnologia para uma universidade que compreende uma pilha de caixas de vidro.

Via Hypeness


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.