terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Hostel modular na Alemanha







Um hostel ecológico que entrelaça espaço interior e exterior. O que cria uma conexão perfeita num local onde os jovens são os principais clientes. Desde, pelo menos, 2014 é possível encontrar informações sobre a construção em formato de Y. Mas, foi só em janeiro deste ano que o Bavarian Youth Hostel foi inaugurado em Bayreuth, cidade do norte da Baviera, na Alemanha.

Desenvolvido pelos arquitetos do Lava (sigla em inglês para Laboratório de Arquitetura Visionária), o albergue possui 180 camas. A alta capacidade de abrigar hóspedes poderia atrapalhar uma das características mais legais dos hostels: a interação entre pessoas. Mas, o formato em Y cria um espaço central conectivo para entretenimento, interação e comunicação offline e online. Ali foi instalado uma clarabóia que proporciona luz natural e liga os diferentes níveis, enquanto as linhas de visão horizontais e diagonais direcionam os hóspedes para diferentes funções de construção.

As paredes dos ambientes são super flexíveis feitas com elementos modulares contemporâneos, que acomodam banheiros e nichos de cama. Os elementos em madeira e as cores vivas, como amarelo, complementam o ar de jovialidade do espaço.

O foco principal do hostel é o esporte, por isso ele é equipado com campos esportivos, playgrounds de aventura e terraços de voleibol. Itens que são complementados pela vegetação local. Além dos quartos, com rampas, elevadores e banheiros adaptados, todos as áreas são acessíveis para quem usa cadeiras de rodas.

Além disso, o projeto garantia o uso de materiais naturais, encontrados localmente, o que reduz o combustível no transporte, e energia renovável para alimentar a demanda do prédio.

Sobre os arquitetos

Com escritórios em Berlim, Stuttgart (ambos na Alemanha) e Sydney (na Austrália), o Lava possui diversos projetos bacanas que exploram novas formas de construir. Tanto que ganharam o Prêmio Europeu de Arquitetura em 2016.




Via Ciclo Vivo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.