terça-feira, 13 de março de 2018

Rio de Janeiro poderá receber título inédito em 2020

O Rio de Janeiro está cada vez mais próximo de se tornar a primeira Capital Mundial da Arquitetura. A indicação ao título foi um dos temas discutidos nas reuniões realizadas na sexta-feira e no sábado, 2 e 3 de março, entre o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e a missão da União Internacional de Arquitetos (UIA), que veio ao Rio para acompanhar os preparativos do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020Rio), que acontece na capital fluminense em 2020 com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”. São esperados mais de 15.000 arquitetos de todo o mundo para o evento. “As pessoas virão porque estamos organizando um evento que será interessante, vivo e divertido. O nosso maior desafio é desenhar um congresso em que as pessoas não possam dizer não”, disse o presidente da UIA, Thomas Vonier.

Em outubro, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) aprovou plano para que as cidades-sedes dos Congressos Mundiais de Arquitetos passem a ser denominadas “UIA/UNESCO World Capital of Architecture”, ou Capital Mundial da Arquitetura UIA/UNESCO. “O Rio poderá ser a primeira cidade a ganhar essa hora, mas a prefeitura precisa se engajar na proposta. A administração municipal precisa apresentar projetos e planos para a cidade. Há também questões burocráticas, como assinatura de contratos com a UIA, IAB e a prefeitura”, afirmou o arquiteto espanhol Fabián Llisterri, tesoureiro da UIA. “Lidei diretamente com a UNESCO para a criação do título de capital mundial da arquitetura”, disse. Para saber mais, Confira! (http://www.caurj.gov.br/rio-de-janeiro-pode-se-tornar-1o-capital-mundial-da-arquitetura-em-2020/)

A secretária municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação do Rio de Janeiro, arquiteta e urbanista Verena Andreatta, em nome do prefeito Marcelo Crivella, reafirmou o compromisso da prefeitura com o Congresso. “O apoio foi institucionalizado, no dia 26 de fevereiro, com a criação de comissão específica para colaborar com a organização do 27º Congresso Mundial de Arquitetos”, afirmou Verena. Integram a comissão: a SMUIH, a subsecretaria de Urbanismo, o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), a Secretaria Municipal de Cultural (SMC) e a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RIOTUR).

Mais detalhes, Vale o Clique!

Via CAU/BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.