domingo, 8 de julho de 2018

Novo formato JPEG vai permitir armazenar o dobro de fotos

Após vinte e cinco anos de existência, a Joint Photographic Experts Group, mais conhecida como JPEG, anunciou alguns novos formatos que melhor se adaptam às novidades tecnológicas recentes. Um deles é o JPEG XS, uma versão que, de acordo com o anúncio, consome menos rede quando transmite imagens e vídeos por VR, AR, drones, transmissões ao vivo e até por redes 5g e Wi-Fi.

A JPEG anunciou também que está trabalhando no JPEG XL, um formato que, de acordo com a empresa, reduz o tamanho do arquivo em pelo menos 60%, o que significa que, em breve, os usuários poderão armazenar mais do que o dobro de fotos que armazenam atualmente.

Além de liberar alguns gigabytes para a memória do seu celular, o JPEG XL também deve estar capacitado para fazer uso dos padrões de imagem existentes, como transparência, capacidade de animação usando vários quadros e recursos de HDR que ajudam a capturar detalhes claros e sombrios.

Mesmo com essas novidades, o JPEG XL pode não ser o único formato capaz de alcançar tais recursos. Algumas das principais empresas de tecnologia do mundo, como Apple, Microsoft, Mozilla e Netflix estão trabalhando em seus próprios formatos de compressão de imagem e vídeo.

No momento, a JPEG ainda está prospectando parceiros para viabilizar seus projetos. Portanto, a novidade não deve chegar ao público tão cedo.

Via B9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.