segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Habitação Social no Largo do Paissandú - Concurso 027 [Projetar.org]

















Com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento, formação e divulgação de um portfólio consistente, o Portal Projetar.org realiza concursos de ideias para estudantes de arquitetura. O processo é totalmente online, e os prêmios incluem dinheiro e publicação dos projetos em sites e blogs de alcance nacional.

Na madrugada do dia 1º de maio de 2018 teve início um incêndio no Edifício Wilton Paes de Almeida, localizado no largo do Paissandú, centro de São Paulo/SP. Em menos de duas horas após o fogo ter se iniciado, o edifício desabou.

Símbolo de um dos períodos de maior desenvolvimento do país e ícone da arquitetura moderna, o edifício inaugurado no final dos anos 1960 estava ocupado por pessoas que não tinham outro local para morar desde 2015. As condições de vida das cerca de 100 famílias abrigadas no edifício eram precárias, porém, de acordo com os próprios ocupantes, era "melhor que viver na rua".

As ocupações são uma conseqüência grave do aumento da população mundial somado ao aumento das desigualdades sociais. As soluções de habitação popular propostas pelo governo são insuficientes para sanar o déficit habitacional, visto que, em sua maioria, estão muito distantes dos centros urbanos, onde há infra-estrutura e oportunidades de trabalho, e oferecem tipologias que não atendem à multiplicidade do perfil das famílias que necessitam de moradia.

A Projetar.org solidariza-se com as vítimas do desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida. Essa tragédia humana, social e arquitetônica reforça a necessidade de reflexão acerca do tema da habitação social, e nos provoca a imaginar: e se esse terreno fosse utilizado para proporcionar condições dignas de moradia às famílias que necessitam?

Podem se inscrever grupos de no máximo 5 (cinco) integrantes,compostos por estudantes brasileiros e/ou estrangeiros, devidamente matriculados em cursos de graduação em arquitetura no Brasil e/ou no exterior, que possam comprovar suas matrículas.
A taxa de inscrição por grupo é de R$ 140,00.

Confira!

Via Projetar.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.