terça-feira, 13 de novembro de 2018

Aeroporto de Foster + Partners e FR-EE na Cidade do México é cancelado após consulta pública

Há alguns meses, o atual presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou que faria um referendo para saber se o governo deveria deixar de proceder com o projeto proposto por Foster + Partners e FR-EE para o Aeroporto Internacional da Cidade do México.

As votações começaram no dia 25 de outubro e acabaram dia 28 de outubro onde se enunciava a seguinte questão: Dada a saturação do Aeroporto Internacional da Cidade do México, qual a opção que você considera melhor para o país? As duas opções que se enunciavam eram, por um lado, recondicionar o atual aeroporto da Cidade do México, de Toluca, e construir duas pistas na base aérea de Santa Lucía e, por outro, continuar com a construção do novo aeroporto em Texcoco e deixar de usar o atual Aeroporto Internacional da Cidade do México.

Os resultados foram expressão de uma participação de 1.069.870 pessoas, das quais 311.132 se inclinaram pela opção de Texcoco e 748.336 por Santa Lucía, tendo como consequência uma depreciação do peso, onde o dólar se elevou, até chegar a $19,70.

Até o momento não foram dadas declarações por parte dos escritórios encarregados do projeto localizado em Texcoco para o NAIM. No entanto, a conta de Twitter do arquiteto mexicano Fernando Romero compartilhou uma postagem reduzida por Juan Pablo Castañon, Presidente do Conselho Coordenador Empresarial @cceoficialmx.

Especula-se que o cancelamento do NAIM abre portas para que o México seja levado a tribunais internacionais de acordo com uma nota publicada no jornal El Financero onde Moisés Kalach, coordenador do Conselho Consultor de Negociações Estratégicas afirmou que esta é uma das conclusões de um estudo desenvolvido por iniciativas privadas.

Por outro lado, o atual presidente eleito deu uma conferência onde reafirmou sua postura diante do aval cidadão ao projeto de Santa Lucía, apontando a viabilidade do projeto onde se construiriam duas pistas, que melhorariam a qualidade do aeroporto reativando o Aeroporto de Toluca.

Via ArchDaily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.