domingo, 9 de dezembro de 2018

12 Projetos de Burle Marx vistos do espaço

Sabemos que arquitetos adoram ver projetos em planta baixa. E certas obras de arquitetura paisagística atingem uma escala difícil de ser compreendida como um todo se não forem visualizadas desta forma; vê-las desta perspectiva pode fazer você captar toda sua essência e apreciar todo o conjunto. Selecionamos a seguir algumas fotografias de obras de Roberto Burle Marx que dificilmente você já havia visto deste ângulo, compartilhados conosco pela empresa espanhola Deimos Imaging.

Embora mais autodidata do que arquiteto paisagista, Burle Marx é considerado o pai do paisagismo brasileiro, responsável por dar grande visibilidade à profissão aliado aos projetos de arquitetura e de desenvolvimento de cidades. Além de reconhecimento internacional ao paisagismo moderno brasileiro, seu legado inclui a introdução de espécies nativas em projetos de diferentes escalas no Brasil e mundo afora em composições únicas. Paralelo às suas atividades de paisagismo, aventurou-se também em diversos campos da expressão artística, como a pintura, desenho, escultura, tapeçaria e artesanato.

As imagens foram registradas pelo satélite Deimos-2, lançado em 2014 e projetado registrar fotografias da Terra em altíssima resolução, onde podemos ver o atual estado de algumas de suas obras emblemáticas. Para algumas obras, acrescentamos imagens em detalhe, extraídas do Google Earth. Os projetos de Burle Marx ganham uma nova perspectiva quando contemplados nesta escala, sobretudo quando evidenciam seu entorno, e o estado da vegetação implantada, já consolidada e bem desenvolvida. Cada uma destas obras estão espalhadas em diferentes cidades do mundo, mas compartilham das inventividade característica de Burle Marx em suas composições vegetais, desenhos dos espelhos d’água e paginações dos pisos.

Confira que, Vale o Clique!

Via ArchDaily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.