segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Torre de Pisa perde 4 cm de inclinação

A Torre de Pisa, marco arquitetônico italiano, acaba de passar por uma mudança inesperada: ela está 4 cm mais reta. Apesar de parecer pouco, os esforço para essa transformação foi enorme. Engenheiros trabalharam durante 20 anos para fazer mudança na estrutura.

Famosa por sua estrutura que parece estar em queda, os engenheiros e arquitetos especialistas na construção trabalham há 20 anos para esse feito, que foi concretizado dia 22 de novembro.

De acordo com eles, os esforços deixam a torre com melhor saúde estrutural. O professor Salvatore Settis afirma que a decisão é o equivalente a retirar dois séculos de idade da construção.

A torre foi declarada patrimônio mundial pela Unesco em 1987, mas em 1990 foi fechada por risco de queda. Desde então os engenheiros trabalhavam para melhorar sua estabilização — mesmo após sua reabertura em 2001, feita em prol do custo da restauração, cerca de 30 milhões de reais.

O inclinamento famoso da torre apareceu 5 anos após os inícios de sua construção, em 1173. Como a areia e a argila sob a parte sul eram muito mais macias que as da parte norte, a estrutura afundou. A construção ficou em hiato por 90 anos, mas foi concluída.

A estrutura foi estabilizada com o nivelamento da areia e da argila, e agora está segura novamente.

Via Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.