segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Perdendo a escala: aeroportos vistos de cima







Em diversos momentos da história, a escala humana e a aproximação dos edifícios à dimensão sensível e vinculada ao corpo foram valores perseguidos pelos arquitetos e objeto de reflexão dentro da produção teórica do campo. Embora seja uma virtude que um espaço possa ser apreendido em uma relação direta entre pessoa e construção, existem situações, e mais do que isso, algumas escalas de projeto, que só podem ser percebidas a partir de um olhar mais distanciado.

A vista aérea, muito difundida nos dias atuais com o advento e popularização dos drones e dos serviços de mapeamento, serve muito bem às propostas de larga escala, como projetos urbanos ou de edifícios infraestruturais. Seja nas etapas de elaboração de um projeto, seja com exemplares já construídos, trata-se de um instrumento que pode relevar articulações entre grandes massas edificadas ou até mesmo fornecer uma imagem total de um edifício complexo.

Um tipo de infraestrutura que revela peculiaridades interessantes em relação à sua implantação ou forma de organização de programa é o aeroporto. Esses edifícios, geralmente de grande escala, são elementos fortes na paisagem e rendem belas imagens aéreas que ajudam a reconhecer sua organização e relação com o entorno. Veja uma seleção dessas fotos a seguir. Vale o Clique!

Via ArchDaily


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.