quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Aplicativo mapeia os melhores lugares para relaxar na cidade

Viver nas grandes cidades é sinônimo de correria, agitação e, invetitavelmente, barulho. Mas e se você pudesse fugir de tudo isso e encontrar o refúgio mais próximo? Essa é a proposta do aplicativo Hush City, que ajuda os usuários a (re)descobrirem o local onde moram e a encontrarem pontos de tranquilidade em meio ao caos urbano.

Lançado em 2017 pela arquiteta italiana Antonella Radicchi, o app funciona como instrumento de pesquisa sobre a paisagem sonora urbana. De forma colaborativa, as pessoas registram os "oásis" que encontram pelo caminho e compartilham no serviço, que reúne os dados para mapear os endereços mais silenciosos ou com ruídos relaxantes, como o de pássaros e de quedas d'água. A ação contrária também é uma opção: os usuários registram os pontos mais barulhentos da cidade para que os outros evitem a região.

A iniciativa faz parte de um grupo de estudos liderado pela Universidade de Berlim que não encara os ruídos como resíduos, mas sim como recursos. "Tem sons que são agradáveis e que as pessoas apreciam nas cidades, mas também existem aqueles que todos detestam", explica Marcos Holtz, porta-voz da ProAcústica (Associação Brasileira Para a Qualidade Acústica). "Com o aplicativo, você pode encontrar lugares tranquilos para ler um livro, contemplar a paisagem ou apenas relaxar da melhor forma possível", diz.

"As áreas silenciosas podem ser consideradas um patrimônio da cidade. Documentá-las é importante para que tenhamos uma cidade mais inteligente, além de preservar os santuários que ainda existem", afirma Marcos. "A cidade inteligente é aquela onde a gente gosta de viver, com qualidade de vida e conforto".

Febre em países como a Alemanha, o serviço já funciona no Brasil, mas ainda sem tradução para o português. Cidades como São Paulo, Porto Alegre, Goiânia e Curitiba já contam com uma pequena base de dados mapeados. De acordo com Holtz, a expectativa é que essas informações cresçam nos próximos meses, quando o software estiver completamente traduzido.

Disponível para smartphones Android e iOS, o Hush City pode ser baixado gratuitamente. Confira!

Via Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.