sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Deborah Engel expõe Vertigem em São Paulo

Curada e produzida pela fotógrafa Deborah Engel, a produção é resultado do olhar da artista sobre a capital paulista e sua intenção na busca por novas reflexões sobre a relação dos visitantes para com a cidade.

“A exposição é um convite ao visitante a repensar sua relação com a cidade ao ter o seu olhar dragado e ao mesmo tempo expelido pelas imagens que o acompanha nas andanças pela cidade de São Paulo”, comenta Engel. Com ensaio crítico de Diego Matos, a artista apresenta nove de seus inéditos relevos fotográficos.

As colagens são elaboradas a partir de fotografias das fachadas de edifícios icônicos - como Edifícios Chipre, Gibraltar e Nações Unidas -, cuja arquitetura é notável no dia a dia de quem vive na metrópole. Em sua pesquisa, a artista propõe uma reinvenção da contemplação, protagonizando a fotografia expandida através da experimentação da perspectiva, do enquadramento e cinetismo. Assim, amplia a função do registro representativo da realidade e afirma uma nova função da fotografia na arte contemporânea, dando vasão à arte interativa - daí também se explica o nome “Vertigem”, dada a sensação de movimento ao expectador mesmo quanto estático.

A mostra é resultado ainda da associação entre as galerias Raquel Arnaud e Portas Vilaseca, essa no Rio de Janeiro. Inicialmente pensada apenas para integrar a Art Weekend São Paulo - evento anual ligado à difusão de artes visuais -, a relevância do conteúdo expográfico tomou corpo e transformou-se em tal mostra. É importante destacar, portanto, que essa também integra o Art Weekend São Paulo entre os dias 8 e 10 de novembro de 2019.


Mostra Vertigem
Local Galeria Raquel Arnaud
Endereço Rua Fidalga, 125 - Vila Madalena, São Paulo
Abertura 26 de outubro de 2019, das 11h às 15h
Período de exposição 26 de outubro a 30 de novembro de 2019
Horário de visitação segunda a sexta, das 10h às 19h | sábados, das 11h às 15h

Mais informações, Vale o Clique!

Via ArcoWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.