quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Ruy Ohtake é o mais novo integrante da Academia Paulista de Letras

A Academia Paulista de Letras elegeu o arquiteto Ruy Ohtake como seu mais novo membro, que passará a ocupar a cadeira de número 39. O lugar anteriormente pertencia ao também arquiteto Benedito Lima de Toledo, falecido em julho deste ano.

Ohtake foi eleito com a aprovação de 35 dos 37 votantes. Uma "consagração", nas palavras do presidente da APL, José Renato Nalini. Da extensa produção de Ruy Ohtake, destacam-se a casa projetada para sua mãe, a artista plástica Tomie Ohtake, e o Instituto Tomie Ohtake, além de sua participação no Pavilhão do Brasil para a Expo 70 em Osaka, em colaboração com Paulo Mendes da Rocha.

Fundada em 1909, a APL é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo a difusão da literatura brasileira. Conta com 40 cadeiras ocupadas por literatos e outras personalidades, a maioria dos quais reside na cidade de São Paulo.

O arquiteto é o segundo membro a integrar a Academia em menos de um mês. Maria Adelaide Amaral, conhecida, dentre outros feitos, por escrever as séries televisivas Os Maias e A Casa das Sete Mulheres, foi eleita para ocupar a cadeira anteriormente pertencente a Paulo Bomfim.

Via ArchDaily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.